quarta-feira, 28 de abril de 2004

Inacreditável, o time do Parreira venceu!

28/04/2004 - 17h23
Seleção consegue na Hungria primeira vitória em 2004

João Henrique Médice
Enviado especial do UOL
Em Budapeste (Hungria)

A seleção brasileira desencantou em Budapeste. Nesta quarta-feira o Brasil conseguiu a primeira vitória no ano vencendo a Hungria por 4 x 1 em amistoso disputado no estádio Ferenc Puskas, na capital húngara. Mostrando um futebol descontraído e eficiente, principalmente no primeiro tempo, a seleção finalmente conseguiu a primeira vitória sobre os húngaros na história.

A equipe brasileira, que ainda não havia marcado gols em 2004, enfim voltou a marcar. Depois de empate sem gols com a Irlanda e o Paraguai, o time de Carlos Alberto Parreira reencontrou o caminho das redes em Budapeste, com Kaká, Luís Fabiano e Ronaldinho Gaúcho, o "trio de ouro alternativo", sem a presença de Ronaldo.

Sem três titulares, o zagueiro Lúcio, o volante Gilberto Silva e o atacante Ronaldo, o técnico Carlos Alberto Parreira teve a oportunidade de observar algumas novas alternativas para a equipe brasileira. Certamente a presença de Juan na zaga, Edmílson e Juninho Pernambucano no meio e Luís Fabiano na frente foi proveitosa para o treinador brasileiro.

A partida começou com a seleção brasileira demonstrando boa mobilidade no meio-campo, com quase todas as trocas de bola passando pelos pés de Juninho Pernambucano. Nos primeiros minutos de jogo, os brasileiros encontravam facilidade para tramar as jogadas pelas pontas. Já pelo centro a marcação estava bem fechada.

A primeira grande chance de gol do Brasil aconteceu aos 8 minutos, quando Kaká arrancou pela direita e serviu Luís Fabiano. O atacante do São Paulo virou bem de direita e exigiu boa defesa do goleiro Babos. No rebote, Ronaldinho Gaúcho armou um arremate de bicicleta, mas a bola saiu sobre o gol húngaro.

Em seguida, a equipe da casa esboçou equilibrar a partida, levando algum perigo ao gol de Dida em jogadas aéreas e em bola parada. Em resposta, a seleção brasileira foi à frente, com Ronaldinho Gaúcho e Kaká se movimentando bastante, tentando criar espaços para o arremate.

Desta forma, as chances começaram a aparecer. Aos 23 minutos, Kaká tabelou com Luís Fabiano e teve a oportunidade de concluir na área, de frente para o goleiro. No entanto, o tiro do jogador do Milan não acertou o alvo.

Mas, a segunda oportunidade na frente do gol, Kaká não iria desperdiçar. Aos 32 minutos, o camisa 8 da seleção recebeu na frente após bela troca de passes de Luís Fabiano e Ronaldinho Gaúcho. De frente para Babos, Kaká bateu com força, no centro do gol, para fazer Brasil 1 x 0.

Três minutos depois, a seleção voltaria a encontrar as redes húngaras. Kaká fez grande jogada pela esquerda, se livrou da marcação e bateu colocado. Babos rebateu para o meio e Luís Fabiano apareceu rasgando para empurrar a bola para o gol.

Ainda antes do intervalo a seleção voltaria a marcar. Ronaldinho lançou na esquerda para Roberto Carlos, que centrou para a área com um toque só. Luís Fabiano se antecipou à marcação, e desviou de carrinho para marcar seu segundo gol da partida e fazer Brasil 3 x 0.

No segundo tempo, Parreira ofereceu oportunidade para mais novatos. Mancini, Dedê e Edu entraram respectivamente nos lugares de Cafu, Roberto Carlos e Zé Roberto. De cara, o ritmo brasileiro não foi o mesmo da etapa inicial. Aos 10 minutos, o húngaro Torghelle recebeu em posição duvidosa na frente e bateu na saída de Dida. O goleiro brasileiro defendeu a primeira, mas não conseguiu evitar o gol no rebote.

Em seguida, Parreira promoveu mais mudanças na equipe brasileira, com Bordon, Júlio Baptista e Alex entrando respectivamente nas vagas de Juan, Juninho Pernambucano e Kaká. Por fim, o treinador mandou Felipe se aquecer para entrar no lugar de Ronaldinho. Mas, instantes antes de deixar o campo, o meia do Barcelona recebeu na frente, tirou o goleiro do lance e chutou para definir o placar em 4 x 1.

A seleção brasileira volta a se reunir para enfrentar a França no dia 20 de maio, em Paris, em jogo comemorativo do centenário da Fifa. Cinco dias depois o Brasil encara a seleção da Catalunha, em Barcelona. Pouco depois, no começo de junho, a equipe de Parreira enfrenta a Argentina em Belo Horizonte e na seqüência o Chile em Santiago, em jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa.

HUNGRIA 1 x 4 BRASIL

Hungria
Babos; Molnar (Ferkas), Stark e Peto (Juhan); Simeck (Rodhol), Bodnar, Lipcsei (Torghelle), Toth e Huszti; Gëra (Dveri) e Kenesei (Szabics)
Técnico: Lothar Matthäus

Brasil
Dida; Cafu (Mancini), Roque Júnior, Juan (Bordon) e Roberto Carlos (Dedê); Edmílson, Juninho Pernambucano (Júlio Baptista) e Zé Roberto (Edu); Kaká (Alex), Ronaldinho Gaúcho (Felipe) e Luís Fabiano
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Data: 28/04/2004 (quarta-feira)
Local: Estádio Ferenc Puskas, em Budapeste (Hungria)
Árbitro: Massimo De Santis (ITA)
Auxiliares: Vincenzo Mitro e Cristiano Copelli (ITA)
Gols: Kaká, aos 32min; Luís Fabiano, aos 35min e 43min do primeiro tempo; Torghelle, aos 10min; Ronaldinho Gaúcho, aos 30min do segundo tempo

-------------------------------------------
Vi um pedaço do jogo na tv aqui do trampo. O time tava jogando bem... Se liga, Ronaldo!

Nenhum comentário: