terça-feira, 14 de abril de 2009

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic)

confessionsofashopaholic_04

Em tempos de crise e desemprego mundo afora inclusive por aqui), é irônico ver nos cinemas um filme sobre uma consumidora compulsiva. Pois Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (no original, Confessions of a Shopaholic), baseado no best-seller da inglesa Sophie Kinsella, acaba provocando bastante identificação com o público, especialmente aquele que já pegou uma fatura de cartão de crédito e simplesmente... rasgou.

Confessionsofashopaholic_06 

O filme conta a história de Rebecca Blomwood (Isla Fisher, desmiolada na medida certa), jornalista que trabalha numa revista de jardinagem, e que tem um ligeiro vício em compras, especialmente por roupas caras. Resultado: as dívidas dela explodem, um cobrador começa a perseguí-la, e para completar, a revista onde ela trabalha fecha. Sonhando com um emprego numa revista de moda (afinal, além de trabalhar, ela teria as roupas que gosta de graça ou com descontos imperdíveis), por um desvio de destino, ela vai parar numa revista de finanças pessoais. Usando um pseudônimo e enchendo seu texto com metáforas com moda, Rebecca torna-se um sucesso editorial, mas as dívidas e os cobradores seguem no seu pé. E para completar, ela acaba se apaixonando por seu editor (Hugh Dancy), que não faz a menor ideia do buraco financeiro em que sua colunista está metida. Paralelamente, Rebecca ainda tem que segurar sua relação com sua melhor amiga e roommate, Suze (Krysten Ritter) e com os pais sem-noção (John Goodman e Joan Cusack).

Confessionsofashopaholic_01

O resto da história dá pra imaginar. Apesar de alguns momentos de falta de ritmo ou de cenas desconexas e personagens que poderiam aparecer mais ou melhor, como o cobrador de Robert Stanton ou a editora da revista de moda (a sumida Kristin Scott Thomas, se divertindo à beça com a afetação da personagem), o filme diverte bem, e deve provocar risos, ou reflexão, em qualquer criatura que pensou ou pensa que o cartão de crédito é a solução de todos os problemas.

Nenhum comentário: