quinta-feira, 9 de abril de 2009

Monstros vs. Aliengenas

monstersvsaliens_01
Em tempos de animações cada vez mais sofisticadas e, eventualmente, com roteiros complexos, como Wall-E, Ratatouille ou Coraline, é sempre bom ver um desenho despretensioso chegar aos cinemas. É o caso de Monstros vs. Alienígenas, nova animação da Dreamworks.

Feita com um clima de filme B de ficção dos anos 50, o filme conta a história de Susan, uma jovem de uma pequena cidade da Califórnia que, no dia de seu casamento, é atingida por um meteoro e, de repente, se vê com quinze metros de altura e os cabelos brancos. Vista como ameaça, ela é rapidamente capturada pelos militares e levada a um centro secreto do governo americano, controlado por um certo general Monger. Lá Susan, agora apelidada de Ginórmica, é colocada junto com outros “monstros”, como o Elo Perdido, uma espécie de cruzamento de sapo com peixe; o Dr. Barata, cientista louco que em experiências no melhor estilo “A Mosca” acabou transformado num híbrido de homem e barata; o B.O.B., uma massa azul disforme e sem cérebro, que come tudo que vê pela frente; e o Insectossauro, uma larva atingida por radioatividade que ficou de repente enorme.

monstervsaliens_13

Susan estaria condenada a viver trancada ao lado desses novos companheiros para o resto da vida, não fosse uma invasão alienígena à Terra, comandada pelo bizarro Gallaxhar. Querendo de volta o material radioativo que transformou Susan em Ginórmica, o vilão envia um robô gigante à Terra, no melhor estilo O Dia Em Que a Terra Parou. Primeiro, o governo americano (claro que os aliens sempre vão parar lá na terra do Obama) tenta estabelecer comunicação com o robô, através da própria figura do presidente. Não dá certo. E quando o robô resolve atacar, a solução é soltar os “monstros” e ver no que dá.

O resto do filme é basicamente uma sucessão de batalhas entre monstros e o robô alien, e depois eles acabam parando na nave de Gallaxhar. Tudo com muitas cores, explosões e objetos voando pela tela (deve ser bem legal ver o filme em 3D), além de boas tiradas do roteiro – uma das melhores envolve o documentário Uma Verdade Inconveniente, sobre aquecimento global:)

No fim das contas, Monstros vs. Alienígenas vale como diversão despretensiosa. E quando sair o dvd ou passar na tv a cabo, espero ter como assistir legendado, com vozes de gente como Reese Whiterspoon, Kiefer Sutherland, Hugh Laurie e Seth Rogen. A dublagem brasileira ficou boa, mas sempre alguma coisa se perde.

Nenhum comentário: