domingo, 5 de fevereiro de 2006

Sempre se dá um jeito de burlar a censura

03/02/2006 - 11h57
Para Bill Gates, censura na internet não funciona
da Folha Online

O presidente da Microsoft, Bill Gates, afirmou na quarta-feira que as tentativas governamentais para censurar sites ou blogs não funcionam. Isso porque, explicou, as informações proibidas podem trafegar pela web via e-mails, por exemplo, que estão fora do controle das autoridades.

"É possível tirar do ar uma página muito visitada. No entanto, se a população quiser realmente saber de algo, eles darão um jeito", disse Gates, segundo a agência de notícias Reuters.

O executivo também comentou as ações de sua empresa, que recentemente tirou do ar o blog de um internauta chinês. "A Microsoft deve seguir as leis locais nos países onde ela atua."

Na terça-feira, a gigante dos softwares afirmou ter definido "novas políticas" para o controle de diários virtuais. "Vamos oferecer estas páginas em outros países, mesmo quando decidirmos que, legalmente, ela deve ser 'bloqueada' em determinada nação", afirmou um comunicado da companhia.

A censura da internet na China vem atraindo muita atenção recentemente. Além de a Microsoft bloquear conteúdos a pedido do governo, o gigante das buscas Google anunciou que faria o mesmo com os resultados encontrados por sua ferramenta. Em ambos os casos, as organizações se justificam dizendo que "é melhor ter parte do conteúdo censurado, do que nada".

O país asiático tem cerca de 111 milhões de internautas, ficando apenas atrás dos EUA na quantidade de usuários. Por isso, é inegável que o mercado chinês representa uma boa fonte de lucros para as empresas que oferecem serviços via internet.

Com agências internacionais
------------------------------------------------------------
É a mesma história da pirataria. Quando lançam alguma proteção nova, em poucos dias ela é quebrada... a censura chinesa e de outros lugares também será burlada, mais cedo ou mais tarde. É fato.

Nenhum comentário: