terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Concorrência dura, Massa!

28/02/2006 - 09h45
Apaixonados por Rossi, italianos já prevêem Ferrari sem Massa em 2007
TATIANA CUNHA
da Folha de S.Paulo, em Milão

A pouco mais de uma semana do primeiro GP como piloto Ferrari, Felipe Massa já está fora dos planos da escuderia para a temporada 2007 se depender dos italianos. O motivo é um só. E atende pelo nome de Valentino Rossi.

Queridinho da imprensa italiana, esportista mais bem pago do país e uma máquina de estabelecer recordes e abocanhar títulos nas categorias --de moto-- pelas quais passou, o piloto de 27 anos é o sonho de consumo de Luca di Montezemolo e Jean Todt, os comandantes ferraristas. E isso já está longe de ser um desejo secreto.

O sonho começou a tomar ar de realidade com a possibilidade de Michael Schumacher abandonar a F-1 ao fim de seu contrato, neste ano. Pior para Massa, que assinou por um ano com a escuderia, o alemão ainda tem preferência para uma eventual parceria com Rossi em 2007, caso resolva prolongar o pacto com a Ferrari.

Ontem, em Milão, no lançamento da M1, moto com a qual a Yamaha e Rossi lutarão em 2006 pelo terceiro título seguido na MotoGP, a categoria acabou ficando em segundo plano.

Bombardeado por perguntas sobre a possibilidade de se transferir para a Ferrari no ano que vem --coincidentemente seu contrato com a Yamaha também termina no fim de 2006--, o piloto nascido em Urbino, na região de Marcas, no centro-leste da Itália, não disfarçava a satisfação em falar sobre as recentes sessões de testes com a equipe de Maranello.

"Pensei muito antes de fazer os testes com a Ferrari porque tinha medo da adaptação de duas para quatro rodas e vice-versa. Mas são coisas muito diferentes", explicou Rossi. "Percebi que não haveria problema porque uma não atrapalha meu desempenho na outra", completou, antes de dizer que a MotoGP continua sendo sua prioridade neste ano e que a F-1, por ora, é secundária.

Rossi disse ainda que o fato de lutar pelo título mais uma vez --ele já soma sete no motociclismo, sendo um nas 125 cc, um nas 250 cc, outro nas 500 cc e os demais na MotoGP, hoje a principal categoria-- não serve como estímulo para que prossiga onde está.

Amigos de Rossi já declararam que ele deve fazer sua opção antes mesmo da metade da temporada. Ontem, no entanto, o piloto preferiu manter o clima de incerteza. "Não me dei nenhum prazo para fazer essa escolha", afirmou.

Para os italianos, porém, sua transferência para a F-1 é somente uma questão de tempo. A revista "Autosprint", por exemplo, traz uma reportagem especial sobre o desempenho de Rossi nos testes com a Ferrari em Valência. E especula sobre suas chances para o próximo ano. Segundo eles, é de 30% a possibilidade de ele ser companheiro de equipe de Schumacher na temporada de 2007.

Já a dupla Rossi e Kimi Raikkonen (hoje na McLaren, equipe que já anunciou Fernando Alonso como seu piloto para o ano que vem) aparece com 10%.

A maior probabilidade, segundo a revista italiana, é o duo Schumacher-Raikkonen, com 60%.

Seria então o caso de o brasileiro Massa procurar outra equipe para 2007? "Não sei...", respondeu Rossi, com um sorriso nos lábios.

Nenhum comentário: