terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Manchester United x Milan

Oitavas-de-final - Manchester United x Milan

Liga dos Campeões - Old Trafford (Manchester)

O Manchester United tem um bom motivo para confiar em suas possibilidades diante do Milan, nesta quarta-feira, em Old Trafford, no jogo de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões. E ele atende pelo nome de Ruud van Nistelrooy, o atacante holandês que tem a impressionante marca de 36 gols em 37 jogos pela competição com a camisa dos Red Devils.

Artilheiro da atual edição, com oito gols, Van Nistelrooy passou os últimos três meses parado por causa de uma lesão no tendão de Aquiles. Sua recuperação foi dirigida para deixá-lo em condições para enfrentar o Milan, formando dupla de ataque com o jovem Wayne Rooney.

O técnico Alex Ferguson justifica sua confiança: "Gostaríamos muito que ele estivesse com ritmo de jogo, mas não temos nenhuma preocupação a respeito. Podemos colocá-lo um pouco frio, mas quando o jogo é pela Liga dos Campeões nós sabemos que ele vai marcar".

O United vive seu melhor momento na temporada. A vitória de sábado sobre o Everton, pela Copa da Inglaterra, foi a oitava da equipe em nove jogos. Mas o Milan não está menos motivado, após tirar uma diferença de oito pontos e alcançar a Juventus na liderança do Campeonato Italiano, graças à vitória por 1 a 0 sobre o Cagliari.

O resultado, no entanto, deixou um gosto amargo nos milanistas antes mesmo de se concretizar. Aos 11 minutos do primeiro tempo, em um choque com um defensor adversário, o atacante ucraniano Andriy Shevchenko fraturou um osso da face: previsão de até um mês sem jogar.

O técnico Carlo Ancelotti terá de apostar no dinamarquês Jon Dahl Tomasson, que faz uma temporada nada brilhante, ao lado do argentino Hernán Crespo, que por sua vez tem correspondido em momentos importantes. O zagueiro Alessandro Nesta, recuperado de uma gripe, forma dupla com Jaap Stam, que atua em Old Trafford pela primeira vez desde que deixou o United, em 2001.

O principal motivo de alívio para Ancelotti é a presença de Andrea Pirlo, que havia machucado o joelho defendendo a seleção italiana. O meio-campista, considerado uma espécie de termômetro do time, foi liberado pelos médicos e começa jogando.

MANCHESTER UNITED
13-Roy Carroll; 2-Gary Neville; 5-Rio Ferdinand, 27-Mikael Silvestre, 4-Gabriel Heinze; 7-Cristiano Ronaldo, 16-Roy Keane, 18-Paul Scholes, 11-Ryan Giggs; 8-Wayne Rooney, 10-Ruud van Nistelrooy
Técnico: Alex Ferguson

MILAN
1-Dida; 2-Cafu, 13-Alessandro Nesta, 31-Jaap Stam, 3-Paolo Maldini; 8-Gennaro Gattuso, 21-Andrea Pirlo, 20-Clarence Seedorf; 22-Kaká; 15-Jon Dahl Tomasson, 11-Hernán Crespo
Técnico: Carlo Ancelotti

Árbitro: Manuel Mejuto González (Espanha)

DEZ FATOS SOBRE MANCHESTER UNITED X MILAN

- O Milan tem seis títulos europeus, contra dois do Manchester United. Os times se encontraram duas vezes, sempre nas semifinais. O Milan avançou em 1958 e repetiu a dose em 1969. No último confronto, o United defendia o título da temporada anterior, mas havia acabado de ver seu time se desmanchar no desastre aéreo de Munique. O Milan acabou campeão.

- No confronto de 1958, Cesare Maldini, pai do zagueiro Paolo Maldini, defendia o Milan. Em 1969, o goleiro da equipe italiana era Fabio Cudicini, pai de Carlo Cudicini, hoje goleiro reserva do Chelsea.

- O Manchester United já recebeu equipes italianas em dez ocasiões, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota: 1 a 0 para a Juventus, na temporada 1996/97. Placares dilatados são incomuns, considerando que a vitória mais expressiva foi um 3 a 1 sobre a Fiorentina, em 1999/2000. O retrospecto geral tem 21 jogos: nove vitórias, três empates e nove derrotas.

- O Milan também tem um histórico equilibrado com os clubes ingleses: venceu sete, empatou oito e perdeu sete. Todas as derrotas foram em território inglês, onde o time empatou outras três vezes e nunca conseguiu uma vitória. A pior derrota foi justamente em Manchester, mas para o City: 3 a 0, na temporada 1978/79, pela Copa da UEFA.

- Nos dez jogos que fez na Inglaterra, o Milan só marcou quatro gols. E o último foi em 1972, marcado por Romeo Benetti contra o Tottenham Hotspur, pelas semifinais da Copa da UEFA.

- O Manchester United participa pela décima vez na Liga dos Campeões (marca igualada apenas pelo Porto), sendo a nona consecutiva (recorde absoluto). O time não fica de fora desde a temporada 1995/96, quando o Blackburn Rovers foi o único representante do futebol inglês. O jogo contra o Milan será o 108º dos Red Devils na competição, número que só é batido pelo Real Madrid.

- Na goleada de 4 a 1 sobre o Sparta Praga, pela fase de grupos, Van Nistelrooy se tornou o quarto jogador a marcar quatro gols em um jogo da Liga dos Campeões. Ele se junta a Marco van Basten, Simone Inzaghi e Dado Prso. Nos 6 a 2 sobre o Fenerbahçe, Rooney fez três gols, algo que outros três jogadores conseguiram em suas estréias no torneio: Van Basten, pelo Milan, em 1992; Faustino Asprilla, pelo Newcastle United, em 1997; e Yakubu Aiyegbeni, pelo Maccabi Haifa, em 2000. Mas ele era o único que também estreava pelo clube.

- Manchester United e Milan não se enfrentam desde 1969, mas os técnicos Alex Ferguson e Carlo Ancelotti estiveram frente a frente há menos tempo. Ancelotti era o técnico da Juventus na semifinal de 1999 contra o United. Após o empate por 1 a 1 em Old Trafford, a Juve abriu 2 a 0 no Delle Alpi. Os ingleses viraram e venceram por 3 a 2, em uma atuação que Ferguson descreveu como a maior de um time sob seu comando em todos os tempos.

- O Milan foi um dos 16 participantes da primeira edição da Copa Européia de Clubes (nome original), na temporada 1955/56. O time chegou às semifinais, sendo eliminado para o Real Madrid. Em 2005, o clube italiano completa 50 anos de seu primeiro confronto por uma competição oficial, contra o Saarbrücken, da Alemanha.

- A visita a Old Trafford será a primeira visita do Milan desde que conquistou, no mesmo estádio, a Liga dos Campeões em 2003. A vitória sobre a Juventus veio nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. Andriy Shevchenko, desfalque para esta partida, converteu a cobrança decisiva.

Nenhum comentário: