terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pequim vazia durante os Jogos

12/08/08 - 04h58 - Atualizado em 12/08/08 - 04h58
Medidas de segurança do governo chinês acabam com espírito olímpico em Pequim

Torcedores preferem assistir o evento em casa e deixam as ruas da sede dos Jogos vazias. Fenômeno da TV atinge também setor turístico

Das agências de notícias Pequim, China

Nas ruas de Pequim não é possível ver um público muito grande torcendo pelas Olimpíadas. A explicação para o fenômeno inverso ao apresentado nas outras cidades-sedes da história dos Jogos é que os chineses preferem demonstrar seu espírito olímpico sentados em frente ao televisor em suas casas, segundo informou a imprensa do país. Porém, a verdade é que a desertificação da capital se deve, em grande parte, às fortes medidas de segurança impostas pelo regime do Partido Comunista.

Espaços de entretenimento e terraços situados em bares da região central de Pequim foram fechados, sem contar que cerca dos 70% dos estrangeiros que normalmente residem na capital, ávidos consumidores desses tipos de estabelecimentos, foram expulsos pela nova política de vistos.

Mas o prejuízo não fica somente na área cultural da cidade. O fenômeno da TV causou prejuízos ainda no setor turístico, que viu como os Jogos acentuarem uma grande queda no número de viagens ao exterior segundo informou o Serviço de Viagens Internacional da China (CITS) ao diário oficial "China Daily". Julho e agosto constituem a alta temporada para as saídas dos chineses ao exterior, mas, devido ao que o jornal classifica como "febre olímpica", as pequenas e médias agências estão organizando poucas viagens de grupo no período.

- Muitos clientes cancelaram seus planos de viagem para o exterior para trabalharem como voluntários ou, simplesmente, ficarem em casa vendo os Jogos - declarou Lin Kang, vice-diretor do CITS.

Outro motivo que explica a paixão pela TV é o reduzido número de passagens aéreas, já que a maioria está reservada para atletas e dirigentes. Devido a essa situação, os preços dos vôos domésticos caíram de 10% a 30%. Esta semana alguns trajetos contam com descontos de até 60%.

Nenhum comentário: