segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mais um recorde mundial cai na natação; Monique Ferreira fica pelo caminho nos 200m livre

11/08/2008 - 08h11
Monique não vai à semifinal dos 200 m livre; recorde mundial cai

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Na primeira eliminatória da manhã desta segunda-feira (horário de Brasília) na natação, a brasileira Monique Ferreira não conseguiu se classificar para as semifinais dos 200 m livre. No Cubo d'Água, a carioca de 28 anos, nadou a terceira bateria da prova e ficou na quarta posição, não conseguindo uma vaga entre as 16 que passaram.

Já na última bateria, Federica Pellegrini foi responsável por bater mais um recorde mundial nos Jogos. A antiga marca pertencia à francesa Laure Manadou e a italiana cravou 1min55s45.

O grande destaque da eliminatória foi a quebra de recordes, que foi tripla. Primeiramente na melhor marca olímpica, com a chinesa Jiaying Pang. Ela cravou 1min57s37 e baixou em quase três décimos a antiga marca, que já tinha 20 anos. O antigo recorde era de Heike Friedrich, do Reino Unido, em Seul-1988, com 1min57s65. Depois disso, foi a vez de Sara Isakovic, na quinta bateria, pulverizar esta marca, nadando a distância em 1min55s86.

Para completar, Pellegrini melhorou mais uma vez o recorde olímpico e conseguiu bater o mundial. Com 1min55s45, ela foi sete centésimos melhor do que o tempo que Manadou tinha feito em 2007.

Na prova de Monique, a nadadora brasileira chegou a ser a segunda melhor nos primeiros 50 m da prova, mas caiu de produção em relação às rivais. Mesmo assim, fechou a série em 2min00s64. O tempo é apenas dois centésimos pior do que o atual recorde sul-americano, que ela mesma cravou em março deste ano.

A carioca acabou ficando apenas com a 28ª colocação somados os tempos de todas as baterias, posição insuficiente para passar de fase.

As semifinais dos 200 m livre estão marcadas para serem realizadas na noite desta segunda-feira (horário de Brasília).

Nenhum comentário: