terça-feira, 12 de agosto de 2008

Futebol: Brasil vence a Nigéria com três gols de Cristiane

12/08/08 - 07h53 - Atualizado em 12/08/08 - 08h08
Com direito a gol de bicicleta, Cristiane classifica a seleção feminina

Atacante marca três vezes e garante vitória sobre Nigéria por 3 a 1

GLOBOESPORTE.COM Pequim

Artilheira das últimas Olimpíadas e terceira melhor jogadora do mundo em 2007, Cristiane descontou na Nigéria a sua frustração por ter passado as duas primeiras rodadas em branco nos Jogos de 2008. Nesta terça-feira, em Pequim, a atacante marcou três vezes, incluindo um golaço de bicicleta, e deu a vitória ao Brasil por 3 a 1 sobre as nigerianas, de virada. A seleção feminina termina a primeira fase como líder do Grupo F com sete pontos, classificada para as quartas-de-final.

A Alemanha bateu a Coréia do Norte por 1 a 0 e também soma sete, mas perde no saldo de gols. O time de Jorge Barcellos conhecerá seu rival ainda nesta terça. O mais provável é que seja a seleção dos Estados Unidos, que em 2004 ganhou o ouro na final contra o Brasil e depois perdeu para as brasileiras na semifinal da Copa do Mundo de 2007.

O adversário das quartas será o segundo colocado do Grupo G, que tem Noruega (seis pontos), EUA (três), Japão (um) e Nova Zelândia (um). Às 8h45m (de Brasília), as norueguesas encaram as japonesas. No mesmo horário, as americanas pegam as neozelandesas.

Nome da partida em Pequim, Cristiane chegou a chorar quando foi substituída contra a Coréia do Norte. Em Atenas, a atacante marcou quatro vezes e foi uma das artilheiras dos Jogos ao lado da alemã Prinz. Na China, ela não conseguiu balançar a rede contra Alemanha (0 a 0) e Coréia (2 a 1).

Apesar da boa vitória, a seleção não fez uma grande partida. Barcellos poupou Formiga, com dor na virilha, e escalou Ester. O técnico mudou também a goleira: saiu Andréia Suntaque e entrou Bárbara. No primeiro tempo, a Nigéria conseguiu assustar o Brasil algumas vezes, mas a boa atuação de Cristiane evitou o pior. A camisa 11 e Marta ficaram muito isoladas no ataque, sem conseguir aproveitar a maioria dos chutões da defesa para a frente. A melhor jogadora do mundo pouco apareceu em campo.
Após o susto, a redenção de Cristiane

Mais uma vez, a seleção brasileira entrou em campo nervosa. Sem conseguir acertar passes e deixando Marta e Cristiane isoladas no ataque, a equipe passou a ser pressionada pela Nigéria. Bárbara, de apens 20 anos, começou mal. Aos 12, lançou a bola nos pés de Chiejine, que entrou cara a cara, mas a goleira se redimiu e defendeu.

O gol nigeriano saiu sete minutos depois. Uwak entrou na área e foi derrubada por Rosana. Nkwocha cobrou e fez 1 a 0 para as africanas.

O lance acordou as brasileiras. Logo aos 21, Cristiane tentou de fora da área, para fora. A camisa 11 conseguiu o empate aos 34: Rosana se recuperou do pênalti cometido, roubou a bola de Nkwocha na esquerda, cruzou na cabeça de Cristiane, que tocou para fazer 1 a 1.

Enquanto a comissão técnica ainda comemorava o primeiro gol, Cristiane fez o segundo. E que golaço! Aos 35, a atacante pegou um rebote na área, levantou a bola e arriscou uma bicicleta, de canhota, encobrindo a goleira Dede.

O terceiro - do Brasil e da artilheira - foi marcado já nos acréscimos, aos 48. Maycon, pela direita, achou Cristiane sozinha na área, ela pegou de primeira, da marca do pênalti, sem chance para a nigeriana.

No segundo tempo, a equipe de Barcellos, com boa vantagem no placar, foi menos ao ataque. A Nigéria forçou mais e obrigou Bárbara a trabalhar, fazendo duas boas defesas para evitar outro gol africano. Nos minutos finais, o Brasil aproveitou o cansaço das africanas e pressionou, mas sem conseguir fazer o quarto. Nem precisava.

Nenhum comentário: