terça-feira, 12 de agosto de 2008

China conquista o ouro na ginástica masculina por equipes

12/08/2008 - 01h46
Com atuação quase impecável, equipe chinesa leva ouro na ginástica masculina

Do UOL Esporte Em São Paulo

Fora do pódio em Atenas-2004, a China retomou nesta terça-feira o ouro conquistado em Sydney-2000 na disputa por equipes da ginástica artística masculina. Líder em cinco dos seis aparelhos, o grupo anfitrião sagrou-se campeão dos Jogos de Pequim com a pontuação total de 286,125 pontos, deixando para trás Japão (278,875) e Estados Unidos (275,850), medalhistas de prata e bronze, respectivamente.

Os chineses iniciaram sua rotina justamente no aparelho que lhes rendeu menor nota, o solo, onde obtiveram apenas a sexta média mais alta: 45,925. A partir daí, porém, a equipe iniciou uma performance impecável nos aparelhos seguintes, com a melhor pontuação em todos eles: 46,025 no cavalo, 48,875 nas argolas, 49,325 no salto, 49,025 nas paralelas e 46,950 na barra fixa.

Se o domínio chinês só cresceu ao longo da disputa, a briga pelas outras medalhas foi bastante acirrada, com Japão e Estados Unidos revezando-se na segunda colocação e Romênia tentando beliscar a medalha de bronze. Na rotação final, porém, os japoneses ultrapassaram os norte-americanos e garantiram a prata.

Vice-campeões há quatro anos, os Estados Unidos conquistam um bronze que chegou a ser colocado em dúvida devido à jovialidade da equipe ianque. O grupo iniciou sua campanha em Pequim sem seus dois principais astros, os irmãos Paul e Morgan Hamm, que foram cortados do time em decorrência de lesões. Atual campeão do individual geral, Paul Hamm era a grande esperança de medalha dos norte-americanos.

Vale lembrar que o Brasil não classificou seu time para a disputa por equipes. Diego Hypólito, classificado para a decisão do solo, é o único brasileiro nos Jogos.

A final feminina por equipes começa às 23h30 (horário de Brasília) desta terça-feira. O Brasil estará na disputa com Ethiene Franco, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Ana Cláudia Silva, Jade Barbosa e Laís Souza. China e Estados Unidos são as favoritas ao ouro, com Romênia e Rússia também na briga.

Nenhum comentário: