terça-feira, 12 de agosto de 2008

BRONZE PARA O BRASIL! Tiago Camilo conquista medalha no judô

12/08/2008 - 08h23
Camilo supera decepção da perda do ouro e deixa Pequim com bronze

Bruno Doro
Em Pequim (China)

Tiago Camilo não esperava ser derrotado nas Olimpíadas de Pequim. Mas, após ser surpreendido pelo alemão Ole Bishof, restou ao brasileiro lutar pelo bronze. Mesmo sem esconder o abatimento pelo resultado, o campeão mundial do ano passado se recuperou e, com vitória sobre o holandês Guillaume Elmont, levou sua segunda medalha olímpica. Após obter o feito, o atleta saiu da área de luta com lágrimas nos olhos de felicidade.

Com a medalha, o judô passa a ser a modalidade que mais medalhas conquistou para o Brasil na história das Olimpíadas. A modalidade chegou a 15 pódios, contra 14 da vela, antiga recordista. O atletismo é o terceiro na lista, com 13 medalhas.

Camilo se torna também o terceiro judoca brasileiro a conquistar duas medalhas olímpicas - e o primeiro a fazer isso com um título mundial no currículo. A primeira foi conquistada em Sydney-2000, prata nos leves. Os outros dois atletas com dois pódios são Leandro Guilheiro (bronze em 2004 e 2008) e Aurélio Miguel (ouro em 1988 e bronze em 1996).

A campanha do meio-médio paulista foi turbulenta. Ele perdeu para o alemão Ole Bischof nas quartas-de-final antes mesmo do golpe decisivo do combate. Ao tomar um waza-ari em contra-golpe, ele acabou perdendo a concentração e a confiança. Na repescagem, teve de se reconstruir.

Abalado, Camilo teve problemas em sua estréia na chave dos derrotados contra o norte-americano Travis Stevens. Mesmo assim, manteve melhor pegada e postura, suficientes para forçar duas punições e depois conquistar mais um koka. Apesar disso, não evitou queda por yuko, que deixou a luta parelha no minuto final.

A vaga na luta pelo bronze veio com triunfo sobre o britânico Euan Burton, em que Camilo já mostrou uma linguagem corporal diferente. Mesmo com problemas na pegada, Camilo pontuou no segundo minuto do combate, recebendo um waza-ari após acertar um uchi-mata. O brasileiro administrou o combate, ainda levou duas punições, mas o primeiro golpe já tinha garantido a vitória.

Na luta final pelo bronze contra Elmont, Camilo fez uma troca muito aberta pela pegada. Enquanto isso, a torcida presente começou a gritar "Tiago, Tiago", e os berros logo foram respondidos com o som "Elmont, Elmont".

Como os dois atletas são canhotos, ambos demoraram a aplicar golpes. No entanto, a dois minutos do fim, o brasileiro foi punido por falta de combatividade.

A resposta de Tiago veio logo em seguida. Com um belo ouchi-gari, ele derrubou o holandês e conquistou um waza-ari. No último minuto, o paulista ainda aproveitou um momento de desconcetração do rival e o imobilizou. Rendido na luta, Elmont desistiu e deu o triunfo ao brasileiro, que começou a chorar assim que deixou o tatame.

Até a derrota para Bischof, Tiago Camilo mostrava excelente forma. O brasileiro derrotou o japonês Takashi Ono no primeiro confronto por waza-ari e depois venceu o iraniano Hamed Malek por ippon. A queda, no entanto, veio logo em seguida contra o alemão Ole Bischof, que já havia sido derrotado por Camilo na Copa do Mundo de Hamburgo de 2004.

Bischof, campeão europeu em 2005 e dono de dez medalhas em Copas do Mundo, comemorou muito o resultado. "Nos Jogos Olímpicos, você pode perder para qualquer um. Eu não tenho um objetivo fixado aqui. Mas essa vitória foi incrível. Estou em forma", afirmou após vencer o brasileiro.

Tiago Camilo era considerado um dos principais favoritos ao ouro em Pequim após ter em 2007 um ano repleto de conquistas, quando faturou os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial, ambos no Rio de Janeiro. O judoca ainda foi eleito o melhor atleta da segunda competição após vencer sete lutas por ippon.

Nenhum comentário: